Memórias de uma época - VII

20091216

O fim dos tempos apocalípticos

O Sol se tornou negro como saco de crina, a Lua toda como sangue, as estrelas do céu caíram pela terra

A palavra apocalipse (revelação divina, na terminologia judaíco-cristã) também é usada para referir-se à parte da Bíblia que descreve o fim do mundo, relatando acontecimentos relacionados ao retorno de Cristo ao planeta. Os relatos, reunidos sob o título de Livro do Apocalipse de João, foram escritos em linguagem simbólica, o que dá margem à diferentes interpretações.

João foi o apóstolo amado, sempre presente, que seguiu com Jesus na noite em que foi preso e acompanhou o seu Mestre até a crucifixão. Mais tarde, ao final do séc. I, poucos anos antes de morrer, foi inspirado a escrever o Apocalipse.

Entre as diferentes abordagens do Livro duas se destacam: a teoria amilenista – as imagens significam algo e a expressão "milênio" não deve ser interpretada no sentido literal, mas no sentido de tempo indeterminado – e a teoria pró-milenista – as imagens e as figuras devem ter interpretadas literalmente, de modo que o tempo de duração dos eventos seriam exatos.

O conteúdo do Livro pode ser lido ainda como um relato (em linguagem simbólica), que descreve as perseguições sofridas pelos cristãos ao longo da história de Roma e seria uma forma codificada de comunicação entre cristãos, para reforçar o sentimento de sacrifício e de esperança pela volta de Cristo, aos final dos tempos evangélicos. Também pode ser lido em linguagem profética, que revela as visões do Apóstolo João, codinome Filho do Trovão, sobre o final dos tempos (Juízo Final).
As guerras, as nações futuras, os tormentos porvindouros, o comercialismo, as lutas ideológicas da civilização ocidental, estão ali pormenorizadamente entrevistos. E a figura mais dolorosa, ali relacionada, que ainda hoje se oferece à visão do mundo moderno, é bem aquela da igreja transviada de Roma, simbolizada na besta vestida de púrpura e embriagada com o sangue dos santos (Francisco Cândido Xavier A Caminho da Luz – ditado pelo espírito Emmanuel em 1938).
Os trechos aqui compilados complementam o sermão profético da tribulação proferido por Cristo a João, Pedro, Tiago, André e Marcos (que registrou o momento), no Monte das Oliveiras.

Eis os fragmentos de João 6, 7, 8, 9 e 11:

JOÃO 6 - O Cordeiro abre os selos: o sexto selo.
12 Vi quando o Cordeiro abriu o sexto selo e sobreveio grande terremoto. O Sol se tornou negro como saco de crina, a Lua toda como sangue,
13 as estrelas do céu caíram pela terra, como a figueira, quando abalada por vento forte, deixa cair os seus figos verdes,
14 e o Céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola. Então todos os montes e ilhas foram movidos dos seus lugares.
15 Os reis da Terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes,
16 e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono, e da ira do Cordeiro,
17 porque chegou o grande dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?
JOÃO 7 - Os 144 mil selados
1 Depois disto, vi quatro anjos em pé, nos quatro cantos da Terra, conservando seguros os quatro ventos da Terra para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem sobre árvore alguma.
2 Vi outro anjo que subia do nascente do Sol, tendo o selo de Deus vivo e clamou em grande voz aos quatro anjos, àqueles aos quais fôra dado fazer dano à terra e ao mar,
3 dizendo: Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos em suas frontes os servos do nosso Deus.
JOÃO 8 - O sétimo selo: Os sete anjos com suas trombetas
1 Quando o Cordeiro abriu o sétimo selo, houve silêncio no céu cerca de meia hora.
2 Então vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus, e lhes foram dadas sete trombetas.
3 Veio outro anjo e ficou de pé junto ao altar com um incensário de ouro e foi-lhe dado muito incenso para oferecê-lo com orações de todos os santos...
5 E o anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o atirou à terra. E houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto.
6 E então os sete anjos que tinham as sete trombetas prepararam-se para tocar.
7 O primeiro anjo tocou a trombeta e houve saraiva e fogo de mistura com sangue, e foram atirados à terra. Foi, então, queimada a terça parte da terra e das árvores e também toda erva verde.
8 O segundo anjo tocou a trombeta e uma como que grande montanha ardendo em chamas foi atirada ao mar, cuja terça parte se tornou em sangue,
9 e morreu a terça parte da criação que tinha vida, existente no mar, e foi destruída a terça parte das embarcações.
10 O terceiro anjo tocou a trombeta e caiu do céu sobre a terça parte dos rios e sobre as fontes das águas uma grande estrela ardendo como tocha.
11 O nome da estrela é Absinto; e a terça parte das águas se tornou em absinto e muitos dos homens morreram por causa dessas águas, porque se tornaram amargosas.
12 O quarto anjo tocou a trombeta e foi ferida a terça parte do Sol, da Lua e das estrelas para que a terça parte deles escurecesse e, na sua terça parte, não brilhasse assim o dia como também a noite.
13 Então vi e ouvi uma águia que, voando pelo meio do céu, dizia em grande voz: Ai, ai, ai dos que moram na Terra, por causa das restantes vozes das trombetas dos três anjos que ainda têm de tocar.
JOÃO 9 - As quinta e sexta trombetas
1 O quinto anjo tocou a trombeta e vi uma estrela caída do Céu na Terra. E foi-lhe dada a chave do poço do abismo.
2 Ele abriu o poço do abismo e subiu fumaça do poço como fumaça de grande fornalha, e com a fumaceira saída do poço escureceu-se o Sol e o ar.
3 também da fumaça saíram gafanhotos para a terra; e foi-lhes dado poder como o que têm os escorpiões da terra,
4 e foi-lhes dito que não causassem dano á erva da terra, nem a qualquer coisa verde, nem a árvore alguma, e tão-somente aos homens que não t~em o selo de Deus sobre as suas frontes
5 Foi-lhes também dado, não que os matassem e, sim, que os atormentassem durante cinco meses. E o seu tormento era como o tormento de escorpião quando fere alguém.
13 O sexto anjo tocou a trombeta e ouvi uma voz procedente dos quatro ângulos do altar de ouro que se encontra na presença de Deus,
14 dizendo ao sexto anjo, o mesmo que tem a trombeta: Solta os quatro anjos que se encontram atados junto ao grande rio Eufrates.
15 Foram, então, soltos os quatro anjos que se achavam preparados para a hora, o dia, o mês e o ano, para que matassem a terça parte dos homens.
JOÃO 11 - A sétima trombeta
15 O sétimo anjo tocou a trombeta e houve no Céu grandes vozes dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso senhor e do seu Cristo e êle reinará pelos séculos dos séculos.
19 Abriu-se, então o santuário de Deus, que se acha no Céu, e foi vista a arca da aliança no seu santuário, e sobrevieram relâmpagos, vozes, trovões, terremoto e grande saraivada.

Ver também Isaías (24: 2, 3, 17-23)
e as Profecias Maias

1 Comentário(s):

Arnaldo Ribeiro 27 de fevereiro de 2010 às 20:46  

REVELAÇÃO / EXORTAÇÃO:
Urge propagarmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo ja vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber, criando Irmãos espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõem o titulo do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE CRIA ESSA AÇÃO DE CRISTO. (LC.15.28) E cumpriu-se a escritura que diz: (JB.14.17) O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós. Regozijemo-nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

(MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FORA NÃO HAVER NASCIDO.

E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber e entender quem é o Filho do Homem.

E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ

(MC.14.41) – CHEGOU A HORA, O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO ENTREGUE NAS MÃOS DOS PECADORES. E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet. E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta... .

Brisas


SERENIDADE

Ambience - Mental Relax!
Uma sessão de tons harmônicos equilibrados com sons da natureza, produzindo efeitos relaxantes na mente e clima meditativo. A Ambiental WR compartilha agradáveis sonoridades de Nature Relaxation Music, especialmente, para quem está saturado de músicas e de barulhos urbanos, estresse etc. Experimente Ambience via Badongo.com por 10 minutos. Vale a pena!

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO