O caminho do arco
O escritor Paulo Coelho liberou todos os seus livros publicados para download. Agora oferece os inéditos em formato eletrônico
O escritor carioca Paulo Coelho, de 62 anos, autor de O alquimista e O diário de um mago (traduzidos em mais de 65 idiomas), entre outros 20 títulos, é um entusiasta de novas tecnologias e diz que com seu e-reader pode levar sua biblioteca inteira para for, sem ocupar muito espaço, o que, para ele, representa uma mudança de paradigma.
“Quem não adotar a nova tecnologia vai ficar tão antigo quanto os monges medievais. Os copistas dos mosteiros não gostaram quando Gutenberg veio com a imprensa. Acharam que os livros impressos não poderiam reproduzir a beleza das iluminuras feitas à mão. Depois todo mundo se acostumou. É o que acontece hoje com o livro impresso. Os puristas reclamam que os livros digitais não têm a aura da página. O caminho digital é sem volta. A mudança já aconteceu. Quem não adotar a nova tecnologia vai ficar tão antigo quanto os monges medievais. Não vai nem notar que é possível ler uma iluminura baixando o códice pela internet e lendo em um Kindle.”Depois que seu laureado romance O Alquimista passou a circular livremente (pirataria) na Internet, ao final dos anos 1990, ele mesmo criou o site PirateCoelho e passou a disponibilizar todas as traduções piratas das suas obras. Recentemente, ele começou a oferecer também em seu blog obras inéditas, como O caminho do arco, nos principais idiomas e em cinco formatos digitais: ePub, PDF, iLiad, Kindle e Sony Reader.
“Ofereço meus livros para as pessoas baixarem. Peço que, se gostarem, comprem a versão em papel. E quem não pode comprar que passe adiante, como um trabalho social. É dando que se recebe. A lógica da indústria tradicional é a da avareza. Um novo modelo de negócios tem de ser pensado. A avareza não leva a nada. Estamos vivendo uma ruptura geral. Vender livro já não é sinônimo de ser lido. E, se quiser ser lido, terá de adotar o livro digital.”Eis a versão espanhola do Caminho do Arco (2005).
Outras obras disponíveis para download estão em seu site principal.
Para quem gosta de se inspirar nos conhecimentos transmitidos por Paulo Coelho, o autor mantém coluna diária no site G1, que vale a pena visitar.
0 Comentário(s):
Postar um comentário