O segredo dos dois cofres
Há muito anos, vivia na Índia um homem considerado o homem mais feliz do mundo. Muitos reis, invejosos, lhe ofereciam poder e dinheiro e até tentaram roubar seu cofre, porém sem nada conseguir. Quanto mais tentavam, mais infelizes eram, pois a inveja não lhes deixavam viver.
Assim passavam os anos e o sábio era cada vez mais feliz. Um dia chegou até ele um menino e lhe disse:
— Senhor, também quero ser imensamente feliz como tu. Por que não me ensinas? Que devo fazer para consegui-lo?
O sábio, ao ver a sinceridade e a pureza do menino, lhe disse:
— A ti te ensinarei o segredo para ser feliz. Vem comigo e presta muita atenção. Na realidade, são dois cofres onde guardo meu segredo para ser feliz e estes são: minha mente e eu coração. O grande segredo é uma série de passos que se deve seguir ao longo da vida.
E então começou a explicar, abrindo o primeiro cofre, o da mente:
— O primeiro passo é saber que existe a presença de Deus em todas as coisas da vida e, portanto, deves amá-lo e dar-lhe graças por tudo que tens. Este é o passo da gratidão.
“O segundo passo é que deves amar a ti mesmo e todos os dias, ao te levantares e ao te deitares, deves afirmar: eu sou importante, eu tenho energia, sou capaz, sou inteligente, sou carinhoso, sou solidário, espero muito de mim e não há obstáculo que não possa vencer. Este passo se chama alta auto-estima.”
“O terceiro passo é que deves por em prática tudo o que afirmastes, ou seja, se pensas que és inteligente atua inteligentemente; se pensas que és capaz faze o que foi proposto; se pensas que és carinhoso expressa teu carinho; se pensas que és solidário seja solidário; e se pensas que não há obstáculos que não possas vencer, então propõe metas em tua vida e luta para alcançá-las. Este passo se chama motivação ou vontade.”
O homem sábio caminhou até um móvel no canto da sala, em silêncio e, sorrindo como se esperasse algum comentário, pegou o segundo cofre, o do coração, e o abriu:
— O quarto passo é que não deves invejar ninguém pelo que tenha ou pelo que é, eles alcançaram as suas metas, alcança tu as tuas.
“O quinto passo é que não deves abrigar em teu coração rancores e ressentimentos; isso não te deixa feliz; deixa que as leis divinas façam justiça, e tu perdoa e esquece.”
“O sexto passo é que não deves tomar as coisas que não te pertencem. Lembra-te que, de acordo com as leis naturais, amanhã te darão algo de mais valor”.
“O sétimo passo é que não deves maltratar a nada; todos os seres do mundo têm direito ao respeito e ao afeto.”
“E por último, levanta-te sempre com um sorriso nos lábios, observa o mundo ao teu redor e descobre em todas as coisas o lado bom e bonito; pensa no afortunado que és ao ter tudo o que tens; ajuda os demais, sem pensar no que vais receber em troca; olha as pessoas e descobre nelas suas qualidades e dá-lhes também o segredo para ser triunfador e desta maneira serem felizes.”
“Observa estes passos e verás como é fácil ser feliz.”
Um conto de origem desconhecida.
0 Comentário(s):
Postar um comentário