Não ficará pedra sobre pedra
O Sol escurecerá, a Lua não dará a sua claridade e as estrelas cairão no firmamento
O fim do mundo previsto por Isaías (24: 2, 3, 17-23), foi lembrado e descrito por Jesus, à porta do templo, em Jerusalém, e registrado por Marcos. Referem-se às tribulações que afligirão o planeta (em data incerta) e traz recomendações e alertas. Curioso é que as descrições ajustam-se como uma luva sobre eventos climáticos e políticos contemporâneos.
5 Então Jesus passou a lhes dizer: Vede que ninguém vos engane.Marcos João foi o primeiro a escrever sobre a vida de Jesus, por volta do ano 56, com base nas pregações de São Pedro, em Roma. Mas há outras informações históricas. Consta que Marcos era o adolescente que acompanhou Jesus ao Monte das Oliveiras e que foi instado a fugir quando este foi preso. Na casa do pai de Marcos aconteceu a última ceia e no jardim de Getsêmani (também sua propriedade) ocorreu o último encontro dos apóstolos antes da execução. Marcos conhecia bem Jesus.
6 Muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu; e enganarão a muitos.
7 Quando, porém, ouvirdes falar de guerras e rumores de guerras, não vos assusteis; é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim.
8 Porque se levantará nação contra nação e reino contra reino. Haverá terremotos em vários lugares e também fomes: estas coisas são o princípio das dores.
14 Quando, pois, virdes o abominável da desolação situado onde não deve estar, então os que estiverem na Judéia fujam para os montes;
15 quem estiver em cima, no eirado, não desça nem entre para tirar da sua casa alguma coisa;
16 e o que estiver no campo não volte atrás para buscar a sua capa.
18 Orai para que isso não suceda no inverno.
19 Porque aqueles dias serão de tamanha tribulação como nunca houve desde o princípio do mundo que Deus criou, até agora e jamais haverá.
20 Não tivesse o Senhor abreviado aqueles dias e ninguém se salvaria; mas por causa dos efeitos que ele escolheu, abreviou tais dias.
24 Mas naqueles dias, após a referida tribulação, o Sol escurecerá, a Lua não dará a sua claridade,
25 as estrelas cairão no firmamento e os poderes dos Céus serão abalados. (Marcos 13: 6-8, 14-16, 18-20, 24 e 25)
Todavia, o Evangelho de Marcos é o segundo dos quatro evangelhos do Novo Testamento e um dos três chamados de sinópticos, junto com os Evangelhos de São Mateus e de São Lucas, que lhe seguiram.
A versão de Mateus sobre sermão profético de Jesus não difere muito do que escreveram os outros dois evangelistas sinópticos, apenas acrescentando:
37 Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do homem.
38 Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca
39 e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.
40 Então dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro;
41 duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra. (Mateus 24:37-41)
A versão de Lucas, em verdade, é uma interpretação de várias fontes, mas reproduz a essência do sermão profético, enfatizando alguns eventos do "início das dores":
10 Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino;
11 haverá grandes terremotos, epidemias e fome em vários lugares, coisas espantosas e também grande sinais do Céu.
20 Quando, porém, virdes Jerusalém sitiada de exércitos, sabei que está próxima a sua devastação.
25 Haverá sinais no Sol, na Lua, e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre nações em perplexidade por causa do bramido mar e das ondas;
26 haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos Céus serão abalados.
34 Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que os vossos corações fiquem sobrecarregados com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço.
35 Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face de toda a Terra. (Lucas 21:10, 11, 20, 25, 26, 34, 35)
0 Comentário(s):
Postar um comentário